18/08/2020 às 13:26 Casamentos

{Dicas Úteis} Vou casar na Igreja. O que eu preciso saber?

223
4min de leitura

Hoje em dia, existe bastante procura por casamentos na praia, no campo ou, até mesmo, por locais em que seja possível realizar tanto a festa quanto a cerimônia, para facilitar a vida dos convidados e evitar o deslocamento de um lugar para outro.

Porém, para uma grande parte das noivas, casar na igreja ainda é um sonho. Reunir amigos e familiares em um local considerado sagrado, sentir o coração bater mais forte quando a porta se abre e seguir em direção ao altar para encontrar com o grande amor, com certeza continua sendo um grande desejo.

E, para esse sonho se tornar realidade, existem alguns pontos importantes que devem ser considerados e não podem ser esquecidos pelo casal. 

Reservar a data

A primeira coisa a ser feita pelos noivos, antes de começar a organização do casamento na igreja, é definir a igreja para já marcar a data e horário com antecedência e evitar transtornos futuros. Essa reserva pode ser feita até um ano e meio antes.

É interessante também ter uma ideia da lista de convidados, para que a igreja comporte o número de pessoas no grande dia.

Documentos necessários

Os noivos devem ter a certidão de batismo atualizada. E, se for necessária a atualização, basta ir na igreja onde foram batizados ou na Cúria Metropolitana da cidade, caso não tenham essa informação.

Segue  a lista de documentos para cerimônia religiosa:

Licença (transferência) de paróquia, necessária quando o casamento será em paróquia diferente de um dos noivos;

Cópias autenticadas do RG e CPF do casal;

Certidão de batismo dos noivos;

Cópia de comprovante de residência;

Certificado do curso de noivos;

Carta do padre e cópia da identificação presbiterial (caso não seja o padre da própria paróquia);

Taxa da igreja

Ficha de duas testemunhas, que não pode ser pai, mãe nem menores de 18 anos. A ficha deve conter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo das testemunhas.

Lembrando que é sempre fundamental consultar a lista de documentos solicitados pela igreja na qual será realizada a cerimônia.

Curso de noivos

O curso dos noivos é essencial para se casar na igreja. É preciso verificar uma data para realizá-lo antes do casamento. O ideal é seis meses antes e não precisa ser feito no mesmo local que será realizada a cerimônia e, caso isso ocorra, deve-se levar o certificado de conclusão do curso na igreja onde será feito o casamento.

Casamento na Igreja x Casamento no Civil

O casamento na igreja pode ser feito com efeito civil e para isso deve-se levar um juiz de paz do cartório. Entretanto, para a realização desse procedimento, a taxa é 3 vezes maior do que fazer no próprio cartório.

Alguns noivos optam por realizar no cartório mesmo e, depois, oferecem um almoço a alguns convidados, a noiva compra um vestido e, no fim das contas, acaba saindo elas por elas em questão de valores. Isso quando não se gasta mais fazendo desta forma. Agora, se for só para ir lá no cartório, com duas testemunhas, assinar e ir embora, vale a pena o valor investido.

Decoração

A cerimônia na igreja é realmente linda e muito emocionante. Para pensar na decoração, é preciso verificar se terão outras celebrações no mesmo dia, e isso acontece com frequência. Sendo assim, essa questão só poderá ser definida seis meses antes da data da cerimônia, quando a igreja já tiver o número final de casamentos do dia. Mas não pode deixar para definir após esse prazo, senão terá que aceitar a decoração definida pelas outras noivas.

A decoração será a mesma para todos os casamentos da data. O lado bom é que o valor também é dividido entre os noivos do dia. Dessa forma, é preciso chegar a um consenso para a decoração. Todas as noivas do dia precisam se reunir, ou conversar via grupo de whatsapp por exemplo, e definir qual estilo agradará à todas. Claro que não é das tarefas mais simples, pois, tem noivas que querem algo simples, aquelas que preferem algo bem clássico e, ainda, as que gostam de algo mais chamativo. Mas tudo pode ser resolvido com uma boa conversa!

Casar na Igreja: As regras

Existem algumas igrejas que possuem exigências, inclusive, com os vestidos das madrinha que não podem ser muito decotados, por exemplo, a maioria não aceita o seu animalzinho participando da cerimônia, as músicas têm que ser de caráter sacro ou erudito. Se a noiva atrasar a cerimonia é encurtada, o que não ocorre quando se realiza a festa e a cerimônia no mesmo local.

Existem certas coisas que a igreja não permite e os noivos têm que acatar. Algumas não aceitam que se jogue arroz ou bolas de sabão, por exemplo.

O mais importante no final, independente do local, é que o casamento ocorra exatamente como os noivos sonharam e que seja um dia de muitas alegrias e repleto de amor!Fonte: https://goo.gl/STpvQi

18 Ago 2020

{Dicas Úteis} Vou casar na Igreja. O que eu preciso saber?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

28 de Mar de 2022

Roteiro da cerimônia do casamento católico: conheça todas as etapas

29 de Set de 2017

20 Dicas para o grande dia, o seu CASAMENTO!

08 de Dez de 2016

Cuidados para não errar na escolha dos profissionais

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp